Que tipo de líder você é?

Numa-na-mídia-05

 

O líder é a peça chave para que a equipe tenha vontade de vestir a camisa da empresa. É ele quem deve inspirar e motivar os colaboradores no caminho do resultado, orientando-os de maneira correta no cumprimento de suas tarefas. Mas, para que isso ocorra, ele deve ser um gestor responsável com seu compromisso para com a instituição, conduzindo a empresa na direção correta, ser atento ao funcionário como pessoa, dando um bom exemplo e se comunicando honestamente. 

Desenvolver-se na gestão de pessoas é buscar aperfeiçoar os resultados a partir do desenvolvimento das relações e das suas habilidades. Cada situação pede que ajamos de maneira determinada na resolução de algo. Portanto, a liderança tem um papel essencial para que as empresas engajem seus funcionários. Ela está presente em todos os momentos, seja na vida profissional ou pessoal.

É possível encontrar artigos sobre vários estilos de liderança. Dentre eles: o direcionador, o delegador, o cooperador, o questionador, o coercitivo, o dirigente, o afetivo, o democrático, o modelador, o treinador e etc…

Cada estilo tem seus pontos fortes e fracos e todos são úteis. Em situações específicas um estilo é mais efetivo que outro. Mas, dentre tantos, podemos especificar dois, reconhecidos desde a Antiguidade Clássica – que se dividem em se o líder centraliza ou compartilha a autoridade com as pessoas que lidera, podendo ser: autocrático ou democrático.

O estilo autocrático se dá na centralização de poder de decisão no líder. Ele impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo, sem que haja nenhuma participação do mesmo. Quanto mais concentrado o poder no líder, mais autocrático é seu comportamento, a ênfase está nele. O estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo. Já o estilo democrático é o oposto. Ele se dá na divisão dos poderes de decisão entre líder e equipe, a ênfase está no líder e, também, na equipe. É o líder que orienta o grupo e incentiva a participação de todos. Quanto mais às decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder.

Aqui, dois tipos de líderes emergem: o que dita ordens e o participativo. Os demais estilos podem ser encarados como variações desses dois. Porém, é na liderança participativa que está a chance para trabalhar o engajamento. Ele não nasce do nada, é necessário que seja trabalhado. E, ao buscar os pontos de vista dos outros colaboradores, o líder tem um entendimento muito melhor do mundo que ele gere.

Uma pessoa demonstra sua capacidade de liderança não somente por suas características pessoais, mas, também, pela situação na qual se encontra. O indispensável é ter talento para lidar com as pessoas, disposição para encarar a complexidade e espírito de equipe. São essas as competências que forjam novas lideranças e engajam grupos. Pessoas engajadas são orgulhosas do que fazem e de suas empresas.

 

Manoeli Marschner Rodrigues

Sócia proprietária da Numa – Negócios Criativos

Artigo publicado na Revista Negócios na Cidade, de julho de 2014.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Que tipo de líder você é?

  1. Ótimo artigo…
    Realmente o que tenho encontrado em meu caminho como produtor são pessoas do estilo autocrático. Acredito que essa não seja a forma mais positiva para liderar um empresa, mas, sem julgar, cada pessoa sabe sua maneira e querendo ou não temos o poder de escolha com quem trabalhar.
    Estou encaminhando esse texto para um amigo, pois estavamos conversando sobre na hora do almoço.

    Obrigado por compartilhar.

    hUg!

  2. Olá André!
    Fico feliz que tenha gostado do artigo. Concordo com o que você disse sobre termos sorte de podemos escolher com quem trabalhar. Afinal, cada líder tem seu estilo e – mesmo que não seja o que acreditamos ser o melhor – isso é uma escolha pessoal. Eu acredito que a colaboração entre a equipe e a troca de ideias é sempre a melhor opção para melhorar.
    Abraço!
    Manoeli Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s