Negócios – Atitudes positivas, resultados positivos!

Numa Negócios Criativos

Quer melhorar sua atitude nos negócios agora mesmo? Substitua a palavra “desculpe” por “obrigado”. Pense em quando um superior ou um cliente chama sua atenção a respeito de algum equívoco. Não é nada agradável, não é mesmo? Em situações como esta, a maioria das pessoas se defende, pedindo desculpas ou culpando os outros. Gerando efeito quase zero. Neste momento, surpreenda com um “obrigado”.

Isso mesmo. Se, ao invés de você encontrar motivos para lamentar e se desculpar, você agradecer por esta pessoa ter lhe mostrado sua falha, estará com uma atitude positiva. Pode dizer algo como: “Obrigado por chamar minha atenção, agora que tenho conhecimento sobre isso, tomarei uma atitude.” Ou, então, usar uma frase como: “Obrigado por me mostrar isso. Poderia me dizer quando percebeu o problema e o que isso causou para que eu possa resolver da melhor maneira possível e o quanto antes?”. Isso mostrará que você tem comprometimento com o que faz e confiança. Com essa estratégia a pessoa falará com mais calma e poderá desenvolver uma resposta que lhe explicará o exato problema e suas consequencias. Com um diálogo tranqüilo, ao invés de uma disputa em alto tom de voz, você estará transformando uma atitude negativa em positiva e, consequentemente, mudando seus resultados.

É a sua atitude que vai determinar o que a outra pessoa pensa sobre você e o seu trabalho. Pensar de maneira negativa ou positiva é um processo. Mas, infelizmente, a forma negativa de pensar é instintiva. Por isso é necessário policiar os pensamentos e pensar positivo a cada novo dia, a cada instante, para que suas atitudes possam se tornar positivas.

Seja engajado, engajamento é envolvimento que temos com a causa. Tenha disciplina, pessoas disciplinadas atingem resultados positivos porque se comprometem com o que se propuseram a fazer. Concentre-se, não faça mil coisas ao mesmo tempo, pois nada ficará bom. Faça com que tudo tenha começo, meio e fim. Interaja, conheça pessoas, converse sobre assuntos diferentes. Tudo que for edificante é bom tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional. Mas, não esqueça que, policiar suas atitudes é fundamental para alcançar resultados positivos.

Algumas dicas de atitudes para que você trilhe o caminho até os resultados positivos:

1º Assuma responsabilidades: quando a culpa de algo for sua, não culpe terceiros. Isso dificultará a sua chegada em busca da solução.

2º Se quando acontecer algo e você reclamar: “Que porcaria! Só acontece comigo.”, estará fazendo uma escolha. Por outro lado, se você disser: “Que chato, mas aprendi algo com isso.”, estará no caminho das atitudes positivas.

3º Não desperdice seu tempo. Invista o tempo que tiver livre em algum assunto ou habilidade que lhe dê prazer. Uma hora por dia já é o suficiente para que você desopile a mente e, com dedicação, possa se tornar um especialista.

4º Estude as ideias e os pensamentos de pessoas com atitudes positivas.

5º Participe de cursos ou eventos de atitudes positivas. Pode não ser fácil de encontrar, mas procure.

Manoeli Marschner Rodrigues

Sócia proprietária da Numa – Negócios Criativos

Artigo publicado na Revista Negócios na Cidade, de junho de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s