A importância do posicionamento de empresas nas Redes Sociais

Numa-na-mídia

Hoje, mais do que nunca, vivemos em um mundo digital. As marcas estão cada vez mais interessadas em manter uma relação com seu público também no on line. Isso, porque muito raramente um único meio de comunicação é suficiente para atrair o consumidor. O que chama a atenção, também, para a comunicação integrada. Na comunicação integrada é importante que aquilo que é transmitido na televisão esteja conectado ao que é visto numa revista, converse com o que é veiculado num outdoor, no site, no e-mail marketing, no Youtube, no Twitter, no Google+, no Instagram, no Facebook. Toda a campanha deve se posicionar de forma única.

O posicionamento nada mais é do que a maneira como a marca, produto ou empresa irá se posicionar perante o cliente. Jovem, conservadora, séria, divertida, despojada, prática, refinada, popular e etc. Tudo depende do público alvo. Imagine uma marca como a Coca-Cola se posicionando de maneira séria. Provavelmente não daria certo, pois não estaria se posicionando de acordo com os seus conceitos, clientes e valores. O consumidor quer muito mais do que apenas saber sobre a marca. Ele quer, com todas as ferramentas disponíveis, poder interagir com ela.

As redes sociais estão aí pra isso. São sites onde as pessoas compartilham informações, opiniões e interesses, inclusive sobre as empresas. Para fazer o posicionamento da sua empresa, nada mais indicado do que uma agência. Você até pode pensar, “mas eu tenho um sobrinho que sabe tudo de internet, ele pode fazer e não me cobrar nada por isso”. A escolha é sua, mas vale lembrar que em uma agência as pessoas vivem esse universo, comem e dormem pensando nisso. Conteúdo, linguagem, design e apresentação de resultados só poderão ser oferecidos por pessoas especializadas.

A agência analisa, planeja e executa. As ações de marketing de sucesso no ambiente online, como no off line, partem de uma boa estrutura de planejamento. Além disso, a agência mede os resultados observando o que trará mais retorno para que realmente exista interatividade, aproximando, assim, empresa e público. Transformando a rede social em uma poderosa mídia. Você pode argumentar, “mas eu já tenho um site”. Muito bem! Ter um site é muito importante, mas existem muitas outras ferramentas. Dificilmente alguém irá entrar nos seus sites favoritos diariamente, mas na rede social sim. Por isso a sua empresa precisa estar lá! Um bom posicionamento demonstra atenção e proatividade, e, sejamos sinceros, todo consumidor gosta disso. Sua empresa só tem a ganhar.

Portanto, em hipótese alguma pense que tudo isso é um trabalho desnecessário, ou que há outras coisas mais importantes a se fazer. Empresas de sucesso estão aí para provar que não é tempo e muito menos dinheiro desperdiçado investir na comunicação com o cliente. Quem já se deu conta disso saiu na frente e garantiu seu espaço.

Manoeli Marschner Rodrigues

Sócia proprietária da Numa | Negócios criativos

Artigo publicado na Revista Negócios na Cidade, de março de 2014.

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