Novembro Azul – Prevenção Contra o Câncer de Próstata!

O “Outubro Rosa”, mês passado, alertou as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Este mês é o “Novembro Azul” que chama a atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata.

O Homem, ainda, tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer e por conta desta rejeição, a incidência é alta. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem. Aí está a importância dos exames preventivos, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as chances de cura. Até porque alguns tumores podem crescer silenciosamente, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

A campanha Novembro Azul nasceu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Em vários países, o “Movember” é mais do que uma simples campanha de conscientização. Os homens também cultivam bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, e participam de reuniões onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Previna-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s