Documentário sobre livro +B Inspiração

8720476750_ee28bb87d9_b

 ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) lançou um documentário sobre o trabalho de pesquisa e produção da 6ª edição do livro +B Inspiração, que apresenta um estudo de tendências e inspirações para a moda inverno 2014 brasileira.

De acordo com Rose Andrade, editora do +B Inspiração Brasil, o livro aborda as culturas do Nordeste, Sudeste e Sul, que foram traduzidas pelas temáticas: Luar, Quentão e Bossa.  E visa retratar o país a partir de ângulos distintos, além de propor elementos, tais como cores, texturas e até temáticas, para as temporadas que estão por vir.

Sem-Titulo-2-0-0

As três narrativas que compõem a 6ª edição do livro foram criadas levando-se em conta o comportamento dos brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul durante o inverno, estação que, em geral, é a mais fria do ano. Em “Quentão”, que corresponde ao Nordeste, as referências vêm das festas de São João, assim, as cores são quentes, há muitas estampas e os tecidos possuem texturas quase rústicas. “Bossa”, nome que deriva de bossa nova, representa o Sudeste e, por isso, traz elementos ligados ao minimalismo, ao concretismo e a símbolos arquitetônicos típicos das metrópoles. Tal narrativa retrata a introspecção das grandes cidades, ainda maior no inverno, e daí a escolha das cores que a dominam: branco e preto. Por fim, “Luar”, que, na verdade, abre a 6ª edição do +B Inspiração Brasil, faz alusão ao Sul, região que alcança as menores temperaturas no Brasil. As noites frias, sem nuvens, a lua e as estrelas aqui dão o tom, daí vêm a supremacia das tonalidades azuis e lilases.

O curta, produzido pela MA7 Filmes, mostra os bastidores do processo de criação que reuniu artistas, estilistas e pesquisadores. Segundo Valdemar, presidente da ABEST, “O filme permite que mais pessoas conheçam o processo por trás da pesquisa de tendências. Nossa proposta é fazer com que esse trabalho sirva como referência em cores, texturas e temáticas para estilistas, designers, estudantes de moda e outros profissionais que identificam e relacionam suas criações ao Brasil”.

A 6ª edição do +B Inspiração Brasil conta com 164 páginas e uma tiragem de 1.500 exemplares e foi produzido em parceria com o Sebrae e com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Participaram do projeto nomes como Gustavo Zylbersztajn, Gustavo Lacerda, Maurício Nahas e Cesar Cury, as stylists Renata Correa, a artista plástica Zsa-zsa Fantini e o ilustrador Rubens LP.

Via ABEST

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s