Como criar uma estratégia de mídia social!

Estratégia e planejamento – palavras chave para se criar um plano voltado para Mídias Sociais! Achei interessante compartilhar.

Muitas empresas não tem certeza de como efetivamente alavancar a mídia social como parte de seus esforços de marketing. Algumas mensagens de correio apenas uma vez por ano na sua página de fãs no Facebook ou no Twitter apenas para dizer que as mídias sociais “não deu certo” para eles. Para uma pequena empresa, com recursos limitados, pode ser difícil contratar em casa ou mesmo no exterior ajuda de mídia social, de modo que continuam a navegar nas águas cegamente. Dói-me ver isso, então eu decidi compartilhar uma fórmula que usamos para nossos clientes ao determinar sua estratégia de mídia social. Minha esperança é que os proprietários de pequenas empresas podem usar isso como um modelo para começar com um plano de mídia social eficaz.

1. Determine os seus objetivos de forma clara. Saiba onde você quer chegar e, a partir daí, desenvolva as ações que você tomará. O objetivo é aumentar o número de visitações? Aumentar as conversações? Sabendo isso, você conseguirá decidir quais são as medidas mais adequadas e eficazes para ter sucesso.

2. Liste os canais onde você atua, assim você poderá usá-los de forma integrada nos seus esforços. Por exemplo: Se você dispara uma newsletter, pode incluir nela um link para todas as suas presenças nas redes sociais.

3. Seja o mais específico possível na definição do público alvo.

4. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter (você ou a sua marca).

5. Determine que canais usar para alcançar a sua audiência. Nem sempre a maior rede socialexistente é a mais adequada. Uma rede social que esteja na moda não vale o esforço e o investimento, se o seu público não estiver nela. Ex: Se as pessoas que você quer atingir estão no Orkut, não adianta nada se concentrar no Facebook.

6. Faça planos de 90 dias. O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes = seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está.

7. Crie um calendário editorial. Determine a frequência com que você irá postar, além de saber o que e quando publicar. Por exemplo: datas comemorativas ou eventos relevantes para o seu público.

8. Crie um cronograma de trabalho e manutenção. Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audiência, escrever o conteúdo, etc.

9. Se você tiver a sorte de ter uma equipe, aprenda uma coisa: delegue. Dividir as responsabilidades faz muita diferença, pois permite que cada pessoa se dedique melhor a cada tarefa.

10. Avalie. Após o fim dos 90 dias do planejamento, pare para avaliar quais os objetivos foram atingidos, como foram atingidos, e veja o que funciona ou não. Assim você pode fazer os ajustes.

Via Social Media Today

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