Ilustração está de volta à moda

Mercado renova a arte que gera bons negócios

A ilustração de moda, que é uma representação de imagem e conceito, é diferente do desenho ou croqui. Constituída como uma arte, sua existência provém de décadas passadas, quando era muito utilizada nas capas de revistas e como complemento de seus conteúdos.

As ilustrações alimentavam as mentes e olhos de uma época em que a moda vivia num ciclo de tendências criadas e disseminadas pela Europa. Sua funcionalidade era auxiliar costureiras no seu trabalho e informar, o público da época, das últimas novidades em linhas e cortes.

Seu auge marcou as capas de revistas femininas nas décadas de 1920 e 1930, porém a ilustração existia muito antes. O glamour destas peças artistícas e artesanais foi sendo deixada de lado quando a fotografia de moda ficou no foco da Vogue, em  1932. Assim, aos poucos, esta arte, que acompanhava o comportamento de décadas, foi deixada na gaveta.As transformações tecnológicas e sociais evocaram um desinteresse nas imagens fotográficas devido à banalização de esteriótipos de beleza e a construção de imagens.

No século 21, a arte da ilustração retorna como alternativa à fotografia. Recebe o apoio de designers gráficos, novos artistas e é inovada pelo auxílio de ferramentas digitais. Ganha força também a partir da publicidade.

Como alguns exemplos recentes, temos a campanha da Luiza Barcelos de inverno 2011, com desenho de Sophie Girotto; Prada em 2007, com ilustrações de James Jean; e Arezzo em 2001, por Jason Brooks.

A nova ilustração também muda sua cara e amplia sua significação. Elas representam produtos, marcas, conceitos, estéticas, estilos, comportamentos e tendências.

Texto Bruna Rauber

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